O conceito de GOURMET [e os doces]

Conceito Gourmet que faz diferença em doces

Muita gente se pergunta qual a diferença entre um simples brigadeiro e o brigadeiro gourmet.

Pois bem, hoje você terá a resposta. E ela está justamente no entendimento do que significa a palavra “gourmet”.

O que é?

Uma comida gourmet é aquela feita e servida com maior preocupação com a qualidade, sabor e aparências. Destina-se a um consumidor mais exigente, que observa detalhes.

Trata-se de um estilo de culinária mais voltada para apresentações, competições, degustação e negócios.

Uma cozinha de alta qualidade, cujo produto é servido com requinte e elaboração.

Origem etimológica da palavra “gourmet”

O termo é de origem francesa, referindo-se ao exímio conhecedor ou bom entendedor (“que tem bom gosto”) ou degustador de bebidas e iguarias, principalmente os melhores vinhos. Se fosse para ser traduzido literalmente para o português (ainda bem que não precisa), surgiria a estranha palavra “gastrônomo” (de gastronomia).

Doces Gourmet

Hoje em dia a palavra (que alcançou o público em diversos outros países e idiomas) é usada também para referir-se a todo tipo de comida feita com mais refinamento, inclusive doces, como é o caso dos brigadeiros gourmet, feitos com uma elaborada combinação de ingredientes selecionados (alguns raros, ou nobres) e escolhidos com rigor. Seu preparo é criativo e busca realçar o sabor do conjunto final, não importando o tempo e o custo necessários para atingir este objetivo.

Um contraponto a tudo que estamos falando aqui, e que vale a pena ler, até mesmo para equilibrar sua visão do conceito, é esta entrevista com uma especialista sobre o termo gourmet.

Também um novo espaço de convivência e degustação

Também estão muito em moda hoje os “espaços gourmet” que revalorizaram a cozinha e a trouxeram para próximo das áreas de convivência, onde se come e bebe bem, tendo uma boa conversa com a família e/ou amigos/as.

Gosto diferenciado e visual caprichado

O produto gourmet atende a um paladar apurado, ao consumidor exigente, às expectativas de quem gosta de servir bem aos seus convidados, enfim, a todos que valorizam qualidade, sabor com diferencial e visual requintado e especial (mesmo sabendo que isto implica em pagar um pouco mais caro).

No final, o acréscimo da palavra “gourmet” (e a coerência na prática dos conceitos que ela traz) é uma ótima forma de ampliar seus negócios e atrair mais clientes e lucros, entregando valor para o consumidor que, satisfeito, se torna sua melhor propaganda!

Veja quadro com as diferenças entre brigadeiros simples e gourmet
(fonte: Pinterest)

E para você, o que significa gourmet?

Se gostou deste artigo e quiser saber mais sobre brigadeiros gourmet, recomendamos que assista ao vídeo deste link.